BEM VINDO AO PORTAL CULTURAL HILDA HILST - O VERMELHO DA VIDA!

Página oficial da poeta, escritora e dramaturga Hilda Hilst e do
Instituto Hilda Hilst - Centro de Estudos Casa do Sol.

Aos 21 de abril de 2008, quando a poeta completaria 78 anos de idade, inauguramos uma nova fase do Instituto Hilda Hilst – Centro de Estudos Casa do Sol. Até então nos concentramos em projetos pontuais que divulgaram a diversidade de possibilidades que a obra de Hilda Hilst oferece. Obtivemos alguns valorosos êxitos como, por exemplo, participar do projeto do CD “Ode Descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio”, uma parceria da autora com o cantor Zeca Baleiro, produção Saravá Discos (http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/flash.html), projeto iniciado ainda em vida da poeta e finalizado após seu falecimento. E o show de lançamento desse CD, ocorrido no SESC Pompéia em 2006. com Zeca Baleiro e as cantoras Olívia Byington , Ná Ozzetti e Zélia Duncan .

Também promovemos diversas peças teatrais e adaptações de textos da autora, entre elas “Jozú, o encantador de ratos”, no Rio de Janeiro, com a atriz Carla Tausz (o internauta pode assistir Jozú na TV Casa do Sol e acessar o site oficial da peça em http://www.psicodesign.com.br/jozu), exposições sobre o universo hilstiano e oficinas de iniciação de leitura, dança e expressão corporal para crianças carentes do entorno do Instituto, oficinas de música em parceria com a Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, além de sessões de leitura de textos e poemas de Hilda hilst na sede do Instituto.

Estas conquistas se tornam mais importantes para nós, pois foram todas viabilizadas sem nenhum mantenedor. Continuaremos trabalhando com projetos deste tipo, porém, nesta nova fase, ampliamos as possibilidades de atuação do instituto. Este Portal Cultural busca ser uma referência para todo aquele que buscar informações sobre a poeta e escritora Hilda Hilst. Disponibilizamos para o internauta desde trechos de obras de todas as vertentes da produção de Hilda, até um banco de trabalhos acadêmicos, artigo e também um guia com eventos culturais relacionados.

Não serão apenas estes os motivos para se visitar este portal. Além, é claro, de conhecer melhor a escritora, o visitante encontrará no site artigos sobre assuntos culturais diversos e que compõem o universo de interesse de Hilda. Apresentaremos textos sobre cinema, música, artes plásticas, teatro, e é claro literatura, entre outros.

Além deste conteúdo escrito, que faz do “Portal Cultural Hilda Hilst – O Vermelho da Vida” uma abrangente revista eletrônica de cultura, traremos também na “TV Casa do Sol” conteúdo audiovisual, desde filmagens de peças teatrais até curtas-metragens e matérias jornalísticas especificas.

Tudo isso se fez possível até agora, com muita luta e dedicação, ainda sem nenhum patrocínio, e não temos a menor dúvida que no futuro conseguiremos alçar vôos mais altos e financiados, pois sem dúvida a obra de Hilda Hilst merece este cuidado!

Entre os agradecimentos, um obrigado especial a Flávia Carneiro Leão e Cristiano Diniz e demais participantes do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE), responsável pelo acervo de Hilda Hilst na Unicamp e que cedeu as fotos e documentos originais encontrados neste site. Vale ressaltar que para pesquisas que busquem se aprofundar no universo de Hilda a visita ao CEDAE (http://www.iel.unicamp.br/cedae) é fundamental.

A Yuri V. Santos, escritor e cineasta responsável pelo primeiro site da escritora, que entrou no ar em 1998 (www.hildahilst.cjb.net).

Também agradecemos igualmente a todos os amigos e companheiros que acreditaram em nós e nos apoiaram nestes quatro anos de batalha na tentativa de preservar o patrimônio cultural de valor inestimável que representa o legado de Hilda Hilst.

Por enquanto vale dizer “bem vindo!” e boa navegação!.

Jose Luis Mora Fuentes
(Presidente do Instituto Hilda Hilst)

Daniel Bilenky Mora Fuentes
(Editor do Portal Cultural Hilda Hilst – O Vermelho da Vida).



 


/

/


   
Rua João Caetano Monteiro, s/n, Quadra B, Chácara Casa do Sol. Parque Xangrilá
Campinas, SP. CEP 13098-605.